175ª Reunião da Tu MMM 72/DF: três visitantes na varanda

Comente este artigo!

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

A confraternização dos integrantes da Turma Marechal Mascarenhas de Moraes, residentes no Distrito Federal, marcada para a última sexta-feira do mês, é aguardada com ansiedade pelos velhos soldados. Trata-se de evento destinado a celebrar a vida, abraçar os confrades e, para a maioria, oportunidade de saborear um excelente vinho. A certeza de que exemplares de vinhos argentinos, chilenos e portugueses estarão à disposição dos confrades, tende a turbinar a seleta reunião. Mas, sinto que a esperança da presença de visitantes é fator com elevada prioridade para os confrades. Não tem como descrever a alegria em poder abraçar um confrade que não reside no Distrito Federal.

Nesse momento especial, a emoção é incontrolável e lágrimas vertem dos olhos dos presentes. Na idade em que nos encontramos, todos em torno de setenta e cinco anos, a confraternização com a presença de visitantes é diferenciada e especial. Ao chegar no local do evento, varanda do restaurante do Clube do Exército, situado no Setor Militar Urbano, encontro os adeptos do "mesmo antes" já degustando o vinho aberto e descansando no balde de gelo. Inicialmente, destaco a presença dos seguintes casais: Maria e Arakaki; Cezar e Mônica; Rosane e Bonato; Lorraine e Chibinski; Sandra e Omar; Sueli e Figueiredo; Ana e Virgílio; Ângela e Nestor; Anna Cristina e Maciel Monteiro; Livânia e Primo; e, Clara Vitória e Simões Junior. Compareceram ao evento os seguintes confrades: Ribeiro Souto, Bastos, Armando, Baciuk, Nei, Cláudio, Fernandes, Wankes e Florêncio. Destaco, ainda, a presença de Ieda, do Magalhães. A confraternização do dia 28 de marços de 2025 tornou-se especial pela presença dos casais Eloiza e Araki, Marli e Menin, bem como do confrade Meirelles, guardião da Tu MMM 72/RJ. Sim! Receber visitantes, sem aviso prévio, para a confraternização mensal aumenta a emoção. Pude observar os abraços apertados e a vontade de cumprimentar os visitantes, acarretando em filas sendo organizadas na varanda. Quem diria que a presença dos visitantes iria alterar a rotina da confraternização. Por isso, afirmo que o comparecimento do visitante é especial e interfere no evento, produzindo atmosfera mágica de difícil explicação. Será por estarmos no quadrante final da vida? Prosseguindo, foi realizada a leitura da relação de aniversariantes do mês de março, com destaque para as senhoras Lorraine e Mônica.

Foi comemorado, também, os quarenta e cinco anos de casamento de Mônica e Cezar. Após, o canto dos parabéns para você, na voz de coral de trinta e cinco presentes, ecoou pelo restaurante, sob o olhar dos fregueses que, na sua maioria jovens, não tinham como se emocionar e acompanhar a felicidade demonstrada. Em prosseguimento, foi organizado um novo dispositivo para a fotografia que materializa a confraternização. Era preciso alterar o cenário, pois elas estavam ficando repetidas. O local escolhido, por sugestão do confrade Fernandes, teve como fundo a piscina das crianças, o que acrescentou um quê de nostalgia. Retornando para ocupar as mesas da varanda do restaurante, os confrades tiveram a oportunidade de escutar as explicações do Meirelles sobre o Encontro Nacional da Turma Marechal Mascarenhas de Moraes, que será realizado no mês de outubro, nas famosas praias de Búzios/RJ. O evento prosseguiu até as 17h00min, em razão do restaurante encerrar seus serviços. A propósito, houve relativa melhora na alimentação ofertada pela nova administração do restaurante.  Fui!

* Veja mais na galeria de fotos!