TRASLADO DOS RESTOS MORTAIS DO GEN BDA MANOEL THEOPHILO NETO, DO CEMITÉRIO SÃO JOÃO BATISTA, FORTALEZA-CE, PARA O ESPAÇO CULTURAL DO FORTE GEN TIBÚRCIO, EM 27 JUN 24
- Detalhes
- 01 Jul
- Acessos: 208
Ainda emocionado pela Cerimônia de Traslado dos Restos Mortais do Gen THEOPHILO, registro para conhecimento da Tu MMM.
No dia de ontem, 27 Jun, se vivo, o Gen estaria comemorando 100 anos de Vida. E, nada mais justo que para Ele fosse reservado um espaço naquele sítio histórico de Fortaleza, o Quartel de Artilharia que diversas denominações recebeu ao longo de sua História, de acordo com a evolução de seu armamento orgânico e que foi, por uma felicidade, a segunda casa do Gen e de seus filhos que Comandaram o 10° GAC, antes dessa Unidade ser transferida para Boa Vista - RR.
Assim é que passaram por ali, como Cmt: Henrique, Manel, Zé e Guilerme.
Passou a ser conhecido, carinhosamente, como GAT - GRUPO DE ARTILHARIA DOS THEOPHILOS.
Numa cerimônia singela, marcante, militar, com tradições Artilheiras e com a presença maciça da Grande Família THEOPHILO e de amigos que sempre demonstraram respeito e apreço pelo Grande Patriarca da Família.
Ao usar da palavra o Gen Ex Guilherme THEOPHILO destacou as virtudes do Gen como homem, militar dedicado, pai confidente e solidário em todas as suas atividades como companheiro, superior hierárquico e exemplo militar.
Encerrou dizendo:
Obrigado meu Pai!
Registro a presença de Dona Maria de Lourdes, Matriarca dessa Grande Família que foi companheira e amparo do Gen gerando, criando e educando oito filhos:
- seis militares, todos de Artilharia, sendo que dois, Guilherme e Estevam chegaram a Gen Ex; um (o nosso Manel) a Gen Bda; e, três a Cel, Henrique, Zé e Alexandre;
- e duas filhas, Bárbara e Inês.
Presente a Tu MMM representada pelos Infantes Assis e Alvarenga e claro pelo Manel, responsável pelas "salvas de tiro" que assustaram os idosos e as crianças.
Lamento que a sociedade Cearense, particularmente a Fortalezense não cultue homens da estatura moral do Gen THEOPHILO, no entanto, imortalizado na placa colocada nesta sua nova morada:
ALGUNS HOMENS TORNARAM-SE MITOS, OUTROS TORNARAM-SE LENDA!"
O MITO DE SER O ÚNICO GENERAL DO EXÉRCITO BRASILEIRO A USAR CAVANHAQUE, ALIADO À SUA COMPETÊNCIA, PROFISSIONALISMO, FIRMEZA DE ATITUDES E LIDERANÇA, O TORNARAM LENDA COMO SOLDADO DE ARTILHARIA LEVANDO OS SEUS MEIA DÚZIAS FILHOS HOMENS A TAMBÉM SE TORNAREM OFICIAIS DE ARTILHARIA!
PEÇA FOGO!
BRASIL ACIMA DE TUDO!
PS: Eu conheci essa LENDA! e o tinha como referência e exemplo!