160ª Reunião da Tu MMM 72/DF: o guardião recebeu a braçadeira de capitão
- Detalhes
- 10 Jan
- Acessos: 335
Trinta e um de dezembro de cada ano sinaliza o encerramento de trezentos e sessenta e cinco dias e projeta como será os próximos trezentos e sessenta e seis dias, já que o 2024 é bissesto. Segundo crença popular, o primeiro dia de cada ano será referência para os demais. O que acontece no dia primeiro, de bom ou ruim, tende a se repetir. Já tornou-se rotina, em razão do calendário anual, os confrades que residem no Distrito Federal e pertencem a Turma Marechal Mascarenhas de Moraes (AMAN/1972) realizarem o tradicional "amigo oculto" após as comemorações do Natal. Alguns confrades solicitam que o dia da reunião, normalmente na última sexta-feira do mês, seja alterado de forma a possibilitar que o "amigo oculto" aconteça antes do Natal.
Seria uma alternativa fácil de implementar. Entretanto, o Grupo Gestor que coordena os eventos no Distrito Federal entende que a manutenção da confraternização na última sexta-feira do mês, vai ao encontro dos visitantes que planejam estar no evento e realizaram as reservas de passagens aéreas e hospedagem para o período já consolidado no calendário da Turma Marechal Mascarenhas de Moraes. Voltemos para o dia 29 de dezembro de 2023, última sexta-feira do mês. Chego a varanda do restaurante do Clube do Exército, situado no Setor Militar Urbano, portando o presente de meu amigo oculto e o bolo para comemorar os aniversariantes do mês. Destaco a presença dos seguinte casais: Maria e Arakaki; Ângela e Nestor; Ana e Virgílio; Mônica e Cezar; Zezé e Magno; Eurides e Celso; Rosane e Bonato; e, Clara Vitória e Simões Junior. Compareceram ao evento os seguintes confrades: Tárcio, Armando, Fernandes, Bastos, Otto, Florêncio e Pimentel.
Destaco, também a presença da Célia, do Roldão e dos filhos do Pimentel. A alegria com a presença da segunda geração no evento, pode significar a manutenção da confraternização no Distrito Federal, além da nossa permanência no planeta Terra. O papo animado era mantido com generosas taças de excelente vinho. O Guardião, como de costume, iniciou o protocolo para a leitura da relação dos aniversariantes do mês, quando foi solicitada a palavra por parte do confrade Arakaki. Em rápida intervenção, ele passou a palavra para o Pimentel. Conhecido pelo seu dom de oratória e vontade de falar nos eventos, houve uma certa preocupação com o que seria abordado. Para supresa de todos, o Pimentel enalteceu o trabalho do Guardião, com ênfase na manutenção da união entre os confrades que residem no Distrito Federal. Em seguida, foi entregue, pelo Fernandes ao Guardião, a braçadeira de capitão da equipe, a mesma utilizada pelas equipes de futebol. A cena causou emoção entre os presentes. Uma simples braçadeira provocou efeitos que irão perdurar nas memórias de quem esteve na 160ª Reunião da Tu MMM 72/DF.
Ato contínuo, for entoado o parabéns para você e distribuída generosas fatias de bolo. A fotografia que materializa o evento reuniu os confrades e convidados. Com os confrades postados em seus lugares, foi iniciado o "amigo oculto". Adivinhar quem era o amigo oculto exigiu muita concentração e conhecimento mútuo. Era por volta das dezessete e trinta horas quando os confrades deixaram o local. Fui!
* Veja mais na galeria de fotos!