158ª Reunião da Tu MMM 72/DF: o visitante e o tenente comandante do 9º Pelotão da 3ª Cia do Curso Básico
- Detalhes
- 01 Nov
- Acessos: 357
Brasília amanheceu com nuvens ameaçadoras no dia 27 de outubro de 2023. Este dia corresponde a última sexta-feira do mês e os confrades da Turma Marechal Mascarenhas de Moraes (AMAN/1972), que residem no Distrito Federal, tem um compromisso inadiável: confraternizar na varanda do restaurante do Clube do Exército, situado no Setor Militar Urbano. Apesar da previsão de chuvas torrenciais, não posso faltar ao evento. Sou o encarregado de levar a torta que vai permitir celebrar o aniversário dos confrades que nasceram no mês de outubro, residam ou não no Distrito Federal.
O local onde apanho a torta fica no Cruzeiro. Apresso o deslocamento, sem ultrapassar a velocidade permitida na pista de rolamento, pois a chuva forte começa a dificultar a movimentação em direção a casa da confeiteira. Em determinado momento, sou obrigado a estacionar o carro em lugar seguro e esperar a chuva passar. Essa parada não programada acarretou em atraso de cerca de trinta minutos no horário em que costumo chegar na varanda do restaurante. Ao estacionar o carro próximo ao Clube, recebo ligação do Fernandes em que questiona o meu atraso e informa que os confrades estão preocupados com a torta. Penso comigo: os confrades não se preocuparam com o meu bem estar, a torta é que teve a prioridade. Ao adentrar a Portaria do Clube do Exército sou surpreendido com a presença do Coronel Roberto Tavares de Araújo, meu antigo comandante de pelotão no primeiro ano do Curso Básico da Academia Militar. Cumprimento, com muita vibração e alegria, o Chefe militar e convido-o a participar da confraternização de seus cadetes.
No local do evento destaco a presença dos seguintes casais: Maria e Arakaki; Mônica e Cezar; e, Síglia e Plínio Boldo. Prestigiaram a reunião os seguintes confrades: Primo, Fernandes, Armando, Sérgio, Valentim, Chibinski, Cláudio, Florêncio, Baciuk, Virgílio, Pimentel, Nei e Figueiredo. Especial referência à presença do confrade Carlos Moura, visitante que prestigiou o evento e recebeu abraços de seus amigos de carreira militar. O encontro foi diferenciado em alguns aspectos: a participação do tenente Araújo e a fotografia que materializa o evento teve a presença dos nossos "bichos". Como é do conhecimento geral, os aspirantes da AMAN/1975 realizam a confraternização no restaurante e, também, na última sexta-feira do mês. É muito legal esse entrosamento com os nossos "bichos". A leitura da relação dos aniversariantes do mês de outubro ecoou pela varanda, sempre com comentários positivos sobre cada nome citado.
Nesse momento, a programação foi interrompida para montagem do dispositivo para a fotografia. Foi difícil acomodar os confrades de 1972 e 1975, pois a preferência para ocupar o lugar era disputada em razão de atender interesses pessoais ao longo da carreira militar. A presença do General Mourão, antigo VPR e atual Senador da República, contribuiu para que o registro desse momento fosse memorável.
Após a fotografia, retornamos para cantar o parabéns para você e poder apreciar a tão elogiada torta. Nesse quesito, a Maria do Arakaki aplicou seus atributos como esposa de militar, realizando o corte e a distribuição de generosas fatias da torta. Vários confrades aproveitaram a ausência das esposas para abusarem na degustação da torta. Foram entregues camisas da Tu MMM 72/DF ao Tenente Araújo e ao Confrade Carlos Moura. Em seguida, o tenente Araújo dirigiu a palavra aos presentes, lembrando os idos de 1969 e a sua alegria em confraternizar com os cadetes que ajudou a formar. Após, sentados e junto com o tenente Araújo, relembramos passagens épicas de nosso primeiro ano de Academia Militar. A conversa fluiu com a sensação de que o tempo não tinha passado e o presente era um prolongamento de 1969, sem a a contagem de mais de cinquenta anos. O dia tinha iniciado com trovões e relâmpagos. Mas, agora, a calmaria permitia o regresso para os nossos lares em segurança. Fui!
* Veja mais na galeria de fotos!