PRIMEIRA REUNIÃO NACIONAL VIRTUAL DA TURMA MARECHAL MASCARENHAS DE MORAES (AMAN/1972)

Comente este artigo!

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Após a "Pioneira" realizar a vitoriosa experiência de reunir seus confrades em videoconferência para manutenção da tradicional confraternização da primeira sexta-feira do mês de abril, os veteranos que residem no Distrito Federal embarcaram na mesma onda, oferecendo e recebendo abraços virtuais, por ocasião da 117ª reunião, materializada na última sexta-feira, do referido mês. Essa alternativa de videoconferência foi implementada em razão da pandemia do Covid 19 e tornou-se a solução ideal em não poder realizar as tradicionais confraternizações mensais e presenciais.

Nada como aproveitar a tecnologia para manter a tradição de rever e abraçar os amigos, mesmo que seja de maneira virtual.  A experiência coberta de êxito, em empregar a videoconferência para confraternizar, serviu para alertar o Grupo Gestor da Turma Marechal Mascarenhas de Moraes. Bingo! Essa ferramenta tecnológica poderia ter a sua utilização comprovada  em âmbito nacional. Por que não realizar uma videoconferência em âmbito nacional com a participação de todos veteranos da Turma? Considerando que a reunião nacional deste ano, programada para acontecer em Curitiba/PR, foi suspensa e transferida para o ano de 2021, era a fórmula correta para elevar o moral dos veteranos. É claro que algumas rejeições à ideia iriam aparecer. Os ditos conservadores não toleram as modernidades ou se recusam a reconhecer que essas ferramentas tecnológicas chegaram para ocupar o espaço aberto pelas limitações que o ser humano cria para si mesmo. Batido o martelo, foi estabelecido que o evento seria realizado no dia 08 de maio de 2020. Com a finalidade de arregimentar o maior número possível de veteranos, foi constituída uma equipe de confrades, selecionados por exercerem o papel de incentivador das reuniões locais, como Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Curitiba e Resende, resultando o que foi denominado "Grupo de Guardiões". Como não poderia ser de outro modo, os "guardiões" partiram para o embate, procurando a ligação telefônica ou o e-mail dos veteranos, em convocação semelhante a que conhecemos na caserna como "Plano de Chamada",  de forma a comunicar o evento ao maior número de confrades.

No dia aprazado e na hora estabelecida, foi aberta a videoconferência que materializou a "Primeira Reunião Nacional Virtual da Turma Marechal Mascarenhas de Moraes". A emoção era intensa em rever os veteranos de longa data e aumentava ao constatar a presença de confrades residentes fora do eixo natural de reuniões mensais presenciais. Sabemos que muitos veteranos residem em cidades espalhadas por todo imenso território nacional e permanecem em exílio solitário, sem as mesmas chances de convivência fraternal com seus velhos confrades, que participam das reuniões presenciais. Logo, ao surgir a imagem de um "lobo solitário", a alegria transborda em lágrimas e o abraço virtual materializa-se. Como não podia faltar, as gozações com a aparência do confrade ou a surpresa com o local adotado para operar o celular ou o laptop ganharam espaço privilegiado nas conversas. A ausência de cabelo ou a utilização de "closet" para operar o laptop, mereceram destaque. Participaram desta e das videoconferências realizadas os seguintes veteranos: Cézar; Primo; Lobo; Wankes; Frisch; Cordeiro; Pimentel; Simões Júnior; Moraes; Ribeiro Souto; Arakaki; Fernandes; Vasco; Paulo Carvalho; Cordeiro Dias; Guerreiro; Armando; Alvarenga; Wilson Patinho; Arataquinha; Ivan Piranha; Peres (Cobra); Marcos De Bonis; Galvão; Sampaio; Roldão; Archias; Barroso; Heitor; Florêncio; Alcântara; Guimba; Fayad; Pécora; Souza Cruz; Assis; Monteiro Junior; Falcão; Paulo Sérgio; Honório; Ivan Cosme; Saint-Clair; Jaguarão; Frazão; Bastos; Henrique Porreta; Volotão; Mota; Cappelano; Domingos Paca; Mafú; Altino Oliveira; Boschetti; Cereigido e Rubem Bichão.

É importante ressaltar a participação dos veteranos Wankes e Fernandes nas citadas videoconfências. Ao primeiro, coube a iniciativa de analisar a ferramenta tecnológica  ZOOM, que foi utilizada em todas videoconferências, realizando profundo estudo de suas possibilidades, particularidades e vulnerabilidades, de forma que os eventos fossem executado com segurança e objetividade. Ao segundo, tocou a responsabilidade de contratar a ferramenta ZOOM, adotando práticas seguras no relacionamento comercial que iniciava-se com os operadores internacionais, bem como de manter a continuidade da parceria em ambiente de respeito e confiança mútua. Sem dúvidas a "PRIMEIRA REUNIÃO NACIONAL VIRTUAL DA TURMA MARECHAL MASCARENHAS DE MORAES" foi um sucesso, alcançou todas as previsões estabelecidas e será um marco nas relações pessoais entre veteranos que um dia fizeram sagrado juramento de sacrificar a própria vida pelo querido e amado BRASIL. Outras virão? Sem a menor dúvida. Fui!