115ª Reunião da Turma MMM 72/DF: a força dos engenheiros combatentes
- Detalhes
- 07 Fev
- Acessos: 1390
Iniciando o ano em curso, no dia 31 de janeiro de 2020, na varanda do restaurante La Cheff, localizado no Clube do Exército, no Setor Militar Urbano, os veteranos da Turma Marechal Mascarenhas de Moraes, que residem no Distrito Federal, cumprem a gratificante rotina de celebrar a vida. Velhos soldados gostam e vibram com o prazer de rever seus confrades, principalmente na última sexta-feira do mês. Não foi diferente nessa última sexta-feira de janeiro de 2020. Antes da hora estabelecida, alguns veteranos já ocupavam suas cadeiras no dispositivo preparado pelo garçom que atende o evento. O papo estava em alto nível quando adentrei ao recinto.
Saudando os presentes, acomodei-me em confortável cadeira. Destaco a presença dos seguintes veteranos: Arakaki, Breide, Baciuk, Figueiredo, Valentim, Chibinski, Magno, Primo, Cláudio, Plínio Boldo, Fernandes, Nei, César, Armando e Roldão. Aproveitando a oportunidade, foi debatida a sugestão de prestar eterna homenagem ao Velho Brito (VB). O veterano Wankes, não presente, sugeriu que o VB fosse destacado, de forma singela e com a prioridade que merece, em razão de sua dedicação e comprometimento, com o sacrifício de horas que poderia dedicar aos familiares, trabalhando, incessantemente, pela união da Turma Marechal Mascarenhas de Moraes. São muitas as ações desencadeadas pelo VB em prol da Turma. A busca de veteranos voluntários para conduzir os encontros nacionais e a luta por manter a página da Turma na internet, são exemplos latentes em nossas memórias.
A sugestão do Wankes foi no sentido de que a data do aniversário do VB, 22 de fevereiro, fosse eternizada e comemorada pelos integrantes da Turma, com proclamas na página, nos Grupos de Waths App e outras formas possíveis de homenageá-lo. Verdade! É unanimidade o entendimento de que o VB merece receber essas homenagens.
No aproveitamento do exito, o Fernandes, Guardião da página da Tu MMM 72, na internet, informou que o valor destinado ao pagamento do desenvolvedor do nosso site, é menor e bem próximo do realizado por outras Turmas da AMAN para a mesma finalidade. Enquanto conversávamos, um veterano teve a curiosidade de realizar levantamento dos presentes por Arma, Quadro ou Serviço. Foi constatado o domínio dos oficiais combatentes da Arma de Engenharia. Como infante, senti certo desconforto com a forte presença dos engenheiros, já que na Academia o efetivo da nobre Infantaria era o dobro. Parabéns aos engenheiros combatentes! Em prosseguimento, foi realizada a leitura dos nomes de todos os aniversariantes do mês de janeiro, presentes ou não ao evento.
Após, o canto de parabéns para você ecoou por todo o recinto, sendo entoado, pelos confrades e clientes do restaurante, como é normal nesses momentos de congraçamento. A torta de chocolate foi repartida pelo Roldão e generosas fatias desse néctar dos deuses foram encaminhadas aos veteranos, sendo alertados que poderia haver repetição da porção distribuída, o que aconteceu.
A fotografia que materializa a presença no evento, marca o último ato oficial da reunião. As conversas prosseguiram enquanto alguns confrades já encerravam as comandas das despesas individuais, de forma a atender outros compromissos no período da tarde. Saio da varanda do restaurante com o pensamento nos veteranos que não puderam comparecer ao evento. Posso afirmar que perderam uma excelente confraternização. Fui!