71ª REUNIÃO DA Tu MMM 72/DF: o visitante invisível
- Detalhes
- 01 Set
- Acessos: 2053
Foi a primeira reunião dos integrantes da Turma Marechal Mascarenhas de Moraes (Tu MMM 72), que residem no Distrito Federal (DF), após a instauração solene do banner que os representa.
Para esclarecer, é necessário recordar a reunião anterior, onde o Fernandes, em ousada iniciativa, apresentou um banner, caracterizando a irmandade dos confrades que frequentaram a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), no período de 1969 a 1972. Para delírio geral, ele se encarregou, com meios rudimentares, de instalar o banner na varanda do restaurante do Clube do Exército, situado no Setor Militar Urbano. Entretanto, mantive contato como Berton, na certeza de que ele, em razão de suas atuais funções, poderia incrementar um suporte adequado para o banner.
Ele garantiu que poderia executar a tarefa. Acompanhei, por intermédio das redes sociais, a evolução dos trabalhos e, dessa forma, aumentou a curiosidade para conhecer a estrutura que iria sustentar o banner. Cheguei ao local da reunião bem antes do horário estabelecido e me deparei com uma imagem sensacional. As mesas arrumadas, de acordo com o dispositivo previsto para o evento e, em lugar de destaque, o banner. Apreciei, com muita calma o trabalho executado pela equipe do Berton. Uma obra prima! A estrutura apresentada superou, em muito, as expectativas. Dividi essa emoção com os seguintes confrades: Nestor, Ribas, Sérgio Lobinho, Arakaki, César, Virgílio, Plínio Boldo, Brito, Bonato, Florêncio, Wankes, Chibinske, Armando, Fernandes e o mestre Berton. Todos elogiaram a estrutura que sustenta o banner e agradeceram ao Berton pelo trabalho realizado. Enquanto transcorria o evento, percebi uma pessoa muito parecida com importante integrante da Tu MMM 72, sozinho, almoçando em mesa oposta ao local do evento. Não era somente parecido. Era integrante da Tu MMM 72. Argumentando que tinha que estar em voo com destino a São Paulo, lamentou não poder participar da reunião da Tu MMM 72/DF. Recebeu os cumprimentos dos presentes e prosseguiu realizando a sua refeição. Como sempre, o Wankes comentou que não entendia o comportamento, do até agora ilustre integrante, em relação à reunião. Às vezes, compromissos impedem que integrante da Tu MMM 72 possa estar nas reuniões e temos que compreender, apesar de lamentar a oportunidade perdida para receber ou oferecer um fraterno abraço, de curtir momento especial e celebrar a vida. Registro a presença do General Pedroza Rego (AMAN/1971). A reunião prosseguiu com debates sobre diversos assuntos, destacando-se a situação política, ética e econômica do País, tema corrente em qualquer local e com qualquer público. Tenho observado que há uma queda no consumo de vinho e bebidas alcóolicas. Talvez seja em razão das operações desencadeadas pelos órgãos de controle do trânsito, como forma de combater a perigosa prática de beber e dirigir automóvel. A relação dos aniversariantes do mês de maio foi lida e cantado os parabéns para vocês. A fotografia que materializa o encontro mereceu um dispositivo que permitisse o destaque para o banner. Após, as conversas prosseguiram e alguns se afastaram para honrar outros compromissos. Os que permaneceram apreciaram cada segundo desse momento fantástico em que velhos soldados celebram, com seus irmãos de armas, a vida em seu esplendor. Ao sair, agradeci a Deus pela oportunidade de estar vivenciando a reunião, apreciar os quitutes do restaurante, bem como abraçar velhos companheiros e diletos amigos. A vida é bela! Fui! Simões Junior