70ª REUNIÃO DA Tu MMM 72/DF: O BANNER E O VISITANTE
- Detalhes
- 01 Set
- Acessos: 2300
As surpresas em um evento destinado a celebrar a vida, em que cidadãos do bem, após mais de trinta anos de bons serviços prestados ao Exército Brasileiro e ao Brasil, se reúnem para sadia confraternização, são recebidas com alegria e entusiasmo. As surpresas aconteceram durante a tradicional reunião dos integrantes da Turma Marechal Mascarenhas de Moraes, AMAN/1972, que residem no Distrito Federal, realizada na última sexta-feira do mês de abril de 2016, na varanda do restaurante do Clube do Exército, localizado no Setor Militar Urbano.
Como sempre acontece, a gerência do estabelecimento se esmera na ornamentação do local. As mesas são cuidadosamente preparadas e arrumadas. Toalhas brancas nas mesas e a área reservada para a Tu MMM 72/DF demonstra o carinho da gerência com esses velhos soldados. Estávamos a iniciar os trabalhos quando desponta o Fernandes (Eng) com algo em suas mãos. Rapidamente, desenrola um banner homenageando a Turma Marechal Mascarenhas de Moraes. O banner contem, nas laterais, os símbolos do Exército Brasileiro e da Academia Militar das Agulhas Negras. Em letras destacadas: Exército Brasileiro; Academia Militar das Agulhas Negras; e, Turma Marechal Mascarenhas de Moraes. A seguir, cinco imagens: a primeira, cadetes apresentando armas, com o espadim de Caxias e a inscrição, “ontem...jovens cadetes”; a segunda imagem, apresenta um combatente transportando um companheiro ferido e a expressão, “Tu não pesas....tu és meu irmão”; a terceira imagem é o retrato do patrono; a quarta imagem, retrata dois combatentes carregando um ferido e a inscrição, “aqui...ninguém fica para trás””; e , finalmente, a última imagem materializa uma das reuniões da Tu MMM 72/DF e a expressão, “hoje...velhos camaradas”. Finalizando, a frase:”difficili est longum deponere amicia vera”. Todos ficamos extasiados com a criatividade do Fernandes. Ele realizou o trabalho de elaboração do banner. Diga-se que foi muito criativo na seleção das imagens e nos dizeres que engalanam o banner. Na condição de engenheiro combatente, providenciou as amarras e o material para fixar o banner, bem como colocou a mão na massa e instalou, provisoriamente, a obra prima no local da reunião. Como dizem: fez o cabelo, a barba e o bigode. Assistiram esse momento histórico: Brito, Nestor, Ribeiro Souto, Virgílio, Primo, Figueiredo, Otto e César. Após, chegaram o Nei, Wankes e o Pimentel. Como de costume, o papo rolou solto. Algumas conversas tinham como objetivo analisar a situação política do Brasil e suas consequências para a população. Algumas intervenções interessantes aconteceram. Mas, a conclusão que chegou-se é que a saída dos atuais dirigentes do governo é necessária.
Entretanto, as opções que se apresentam para substituir os atuais governantes são preocupantes, em razão da contaminação produzida pela “Operação Lava Jato”. O futebol também teve seu espaço em face das finais dos campeonatos regionais. Observando o número de presentes, comentei com o Nestor que esta reunião era a que apresentava o menor efetivo de participantes. Essa constatação preocupava o Grupo Gestor em razão de certos companheiros, frequentes nas reuniões, estarem faltando. Se a falta do companheiro encontra justificativa em razão de outra programação, a ausência ganha um ar de celebração paralela, o que é muito bom. Entretanto, se o motivo é por razões relacionadas a tratamento de doenças, preocupa muito. É importante que os integrantes da Tu MMM 72/DF, por estarem residindo no Distrito Federal, mantenham o Grupo Gestor comunicado de suas possíveis ausências para, em caso de enfermidades, que se possa estabelecer o apoio imediato ao amigo e à família. Registro as presenças dos companheiros Fialho e Pires Ribeirol (AMAN/1971) e Bermudez (AMAN/1973). No momento da fotografia que materializa o evento, houve um arranjo nas posições de forma a privilegiar os aniversariantes do mês. Eles merecem um lugar de destaque no dispositivo. Retornando as mesas, foi executada a chamada nominal de todos os aniversariantes. Nesse momento, outra surpresa. Adentra ao recinto o Faccioli. Devido a compromisso social em Brasília, programou a chegada para o dia do encontro da Tu MMM 72/DF e compareceu ao evento, proporcionando, a todos, uma imensa alegria e surpresa. Foram cantados os parabéns para você e, as duas tortas, oferecida pelo aniversariante Otto, foram consumidas de forma muito rápida. Elas estavam com sabor indescritível. Não sobrou para o garçom que nos atende. Questionado sobre a empresa que preparou as tortas, o Otto indicou o local e esclareceu que eram da gastronomia alemã. Confraternizamos com o artilheiro de Brodoski e, para marcar o momento, organizou-se o dispositivo para nova fotografia. O papo continuou e pensei comigo: um contato pelo zap-zap com o Fernandes, sobre a possibilidade de apreçar os custos de um banner para homenagear a Tu MMM 72, transformou-se em realidade. Nada como pessoas criativas, generosas, participativas e com alto espirito de camaradagem para transformar uma sugestão em realidade. Por sua conta e risco elaborou o protótipo, debateu com os designer da empresa que fabrica o banner, aperfeiçoou a proposta, aprovou e pagou um produto final que agradou a todos. Desejo acrescentar que as despesas do banner foram custeadas pelos presentes. Destaco, também, que o Pimentel tentou contribuir, acreditem, com R$ 100,00 (cem reais).
Mas, foi impedido, veementemente, pela Tu MMM 72/DF. Nessa oportunidade, agradeço a iniciativa do Fernandes em contribuir para elevar o moral de velhos soldados, que se sentiram emocionados com as imagens, palavras e frases que adornam o banner da Tu MMM 72. Obrigado, caro amigo, em nome da Tu MMM 72/DF. O banner estará sempre presente em nossas futuras reuniões, como um chamamento de fé e esperança para os antigos cadetes de Caxias. Sem dúvida, o banner estará em Salvador/Bahia, no Encontro Nacional da Tu MMM 72. Uma pergunta: a onde está você? Arakaki, Gastão, Heitor, Breide, Cláudio, Baciuk, Armando, Chibinske, Bandeira Sette, Benzi, Florêncio, Belling, Ventura, Sérgio, Borher, Magalhães, Magno, Plinio Boldo, Silva e Luna, Augusto, etc.... Fui! Simões Junior