A visita do Moraes ao Cantinho dos inocentes!

Comente este artigo!

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Dia de reunião da MMM/DF é sagrado. Nada pode atrapalhar o encontro com os companheiros que residem no Distrito Federal e, quem sabe, com algum ilustre visitante. Ao chegar na varanda do Restaurante do Clube do Exército deparei com o brilhante Moraes (Int) que, perfeitamente adaptado ao ambiente, participava de animado papo com o Ribas e o Otto. O Moraes encontra-se em visita a filha que reside no DF e, sabedor da reunião da MMM/DF, compareceu para nos alegrar com sua ilustre participação. Aos poucos, o nosso local na varanda foi ficando pequeno para abrigar todos que se dispuseram a comparecer a esse evento de valorização da vida. A presença mais esperada era do Figueiredo. Cabia a ele coordenar a degustação de vinhos. Aliás, as diversas garrafas que foram conduzidas e esvaziadas primaram pela elevada qualidade da uva. Por curiosidade, passei a ler um rótulo de determinada garrafa. Nele, o fabricante elogiava o vinho afirmando que: “ele era encorpado e equilibrado”.

 

Tirem as suas conclusões. Prosseguindo, a comemoração dos quarenta anos de formatura de conclusão do curso da AMAN passou a ser o assunto prioritário na pauta de alguns companheiros. Alguém argumentou que era interessante uma programação que abordasse não apenas as atividades previstas em Resende, expandindo para a cidade do Rio de Janeiro e adjacências, outros eventos turísticos e culturais. Entre as sugestões, foi proposto que o Ângelo, nosso líder, realizasse as tratativas para incluir na programação, com bastante e duvidosa emoção, uma visita ao teleférico do “Complexo do Alemão”. Risadas e comentários maldosos. Registro que o cangaceiro envergava um terno diferenciado e manteve a tradição de solicitar ao garçom um prato de fritas e se esbaldar com tudo que havia para comer. Continua o mesmo. Como sempre acontece, houve  a já  tradicional visita do General Moura Barreto (AMAN/1965), presença sempre aguardada pela seu bom humor e elevada capacidade para contar picantes piadas. Destaco a participação do nosso companheiro General Silva e Luna, ilustre Chefe do Estado-Maior do Exército, trazendo as notícias recentes da Força Terrestre e alegrando-nos com sua presença.

Na hora da tradicional foto que registra os participantes da reunião, houve um fato estranho que será mantido a sete chaves. Somente aqueles que se perfilaram para a foto podem comentar o comportamento esquisito de um companheiro. O pior é que foi flagrado pela câmera fotográfica do filho do Ribas. É claro que, a partir desse momento, as gozações e gargalhadas ecoaram por todo o local onde nos encontrávamos. Os demais fregueses do restaurante observavam a nossa alegria com um misto de surpresa e incredulidade. Deviam se perguntar: por que aqueles senhores de cabelos brancos, alguns com uma tinta de boa qualidade na juba, estavam tão contentes? Por que tantas risadas? Os civis recebiam como resposta que era uma reunião de velhos camaradas de bancos escolares. Os militares, esses reconheciam no evento a reunião de coronéis e generais de uma turma da AMAN, entre eles alguns Chefes militares de outrora e de hoje, pensando, quem sabe, num futuro próximo, em poder fazer o mesmo com seus companheiros de turma. Ao sair da varanda, refleti sobre o nosso encontro e posso afirmar que ele representa o amor a vida e valorização do ser humano, pois ali, durante quase quatro horas, não se abordou e  nem se falou de infelicidade. A inocência preponderou sobre a maldade. Era o verdadeiro “Covil dos inocentes”. A propósito, os integrantes da MMM poderão ter acesso a foto comprometedora, ao se registrar e acessar a nossa HP. Faça o seu registro na HP da Tu MMM e ajude a atualizar o banco de dados.{jcomments on}