RESERVISTA DE ENGENHARIA COM 105 ANOS

Comente este artigo!

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

alt

Alertado por foto e texto em Zero Hora , de 27/07/2011, o Info BE localizou o Sr. José Celeste dos Santos, morador de Porto Alegre, e de­parou-se com uma história de vida singular e meritória, recheada com ingredientes e temperos de retidão, cidadania, esforço desmedido, versatilidade profissional e aventura.

Nascido em Santa Bárbara do Sul, em 30/07/1909, após infância atribulada e “gaudéria”, sem vínculos familiares efetivos, alistou-se como voluntário para participar da Revolução de 1932. Na viagem para São Paulo, todavia, foi acometido de tifo e, por isso, hospitalizado. Curado, mantido o voluntariado, foi mandado servir no 1º BFv, então acantonado em Jaguarí/RS, no qual incorporou, como soldado, em 20/05/1932.

Engajou em 33 e reengajou em 35. Em 36, foi promovido a “cabo de fileira”. Atuou como auxiliar de topografia na locação e no avançamento da ferrovia entre Jaguarí, Santiago e São Borja. “Deu baixa” em 3/01/38 por término do tempo de serviço. Recebeu inúme­ras referências elogiosas por “dedicação excepcional ao serviço” e “retidão de carácter”.

Civil, manteve o vínculo ferroviário, trabalhando como bombeiro na Viação Férrea do Rio Grande do Sul nos trechos Jaguari-Santiago­-S.Borja-S. Luis Gonzaga.

Teve quatro filhos, entre eles o Cel (Ref) Niu (Eng/AMAN 1962) - chefiou a 1ª DL - e o Cel (Res) Neilson (Int/AMAN 1972).

Aposentado da VFRGS, o Sr Celeste, aos 105 anos, para felicida­de de sua família e admiração da vizinhança, segue lúcido e saudável, cuidando de si, arrancando afinados sons do seu acordeão e, quando bem provocado, contando episódios da sua vida.

(Artigo gentilmente cedido pelos responsáveis do Boletim - Batalhão dos Engenheiros - Gen Soares e Gen Calazans a quem agradecemos a gentileza do envio do material) - Grupo Gerente da Página na Internet{jcomments on}