Gen Marsillac
- Detalhes
- Criado: Sábado, 29 Março 2014 19:30
- Última Atualização: Quinta, 21 Abril 2016 14:09
- 29 Mar
- Escrito por USUáRIO TESTE DE SISTEMA 1
- Acessos: 2070
Prezados amigos -
É com profunda tristeza que Colégio Militar de Porto Alegre informa o falecimento do Gen Bda José Mattos de Marsillac Motta, hoje ocorrido devido às consequências de uma queda sofrida recentemente.
Ex-aluno do CMPA (Turma de 1935) e ex-instrutor de lutas da Escola Preparatória de Porto Alegre nos anos 40/50 do Séc. XX, o velho General, na plenitude de seus 96 anos (completaria 97 em 02 Set), até então era o segundo ex-aluno vivo de maior precedência etária que abraçou a Carreira das Armas e o militar de maior tempo na Infantaria na região de Porto Alegre.
Seu amor pelo CMPA era tão grande quanto o que nutria pela Arma de Infantaria, pelo Exército e pelo Brasil. Até o final do ano passado, era presença constante, alegre e dinâmica em todas as solenidades do Colégio e do Exército na Capital. Com uma "saúde de ferro", andava sozinho e participava das atividades militares e/ou sociais ativamente, discursando de maneira lúcida e interagindo vivamente com todos. Participante frequente das reuniões do pessoal da Reserva, comparecia também à reunião mensal da Turma do Chopp, sem dispensar um moderado copo da agradável bebida que servia de mote para o encontro dos velhos camaradas.
Tendo completado 90 anos 2007, o Gen Marsillac teve vários motivos para comemorar naquele ano. Família sólida, saúde férrea e uma vida profissional ilibada são alguns deles. No entanto, a grande legião de amigos que granjeou entre seus ex-alunos da Escola Preparatória de Porto Alegre e entre seus colegas de farda são a prova inconteste de que, mesmo sem nunca transigir nos deveres que a Pátria lhe exigiu, soube ser justo e amigo para merecer o respeito e a consideração de todos que tiveram o privilégio de tê-lo como Instrutor ou como irmão de armas.
Foi como um reconhecimento saudoso ao velho chefe que seus antigos alunos e colegas decidiram fazer-lhe uma homenagem-surpresa em 27 Out daquele ano, tendo como palco o Velho Casarão da Várzea. Capitaneada pelo Gen Bda Egeo Corrêa de Oliveira Freitas, pelo Gen Bda Daniel Lomando Andrade e pelo Cel Ernani Medaglia Muniz Tavares, a homenagem reuniu mais de 90 ex-alunos, ex-colegas e amigos, entre os quais os Gen Ex Harry Alberto Schnarndorf, Gen Ex Décio Barbosa Machado e o Gen Ex Clóvis Jacy Burmann, além de vários outros Oficiais Generais, Oficiais Superiores e civis. Entre seus contemporâneos das arcadas do Colégio Militar, ali estava aquele que era o de maior idade no evento: o Gen Bda Astolpho Barros Motta, 96 anos de muita saúde, formado em 1934 no CMPA.
Recebidos pelo Cel Fernando Vasconcellos Pereira, Comandante do CMPA, e pelo Cel LeonardoAraujo, os convidados foram conduzidos ao Salão Brasil, onde aconteceram as homenagens. Em nome dos presentes, a saudação ao homenageado foi feita pelo Cel Ernani, sendo seguida pela entrega de brindes e de uma placa onde, em palavras gravadas no metal, foi materializado o reconhecimento de todos. Após uma fotografia para a posteridade e para os anais do CMPA, o Gen Marsillac e seus amigos participaram de um coquetel e de um delicioso almoço de congraçamento.
Por vários anos, o Gen Marsillac foi o "subcomandante" do Batalhão da Saudade durante os aniversários do CMPA. Em 2012 e 2013, assumiu o "comando". Durante a Cerimônia do Centenário do Colégio, foi um dos militares que descerraram a Placa Comemorativa.
Em novembro de 2013, durante cerimônia realizada no 3º BPE, o Gen Marsillac recebeu o Medalhão nº 1 da Legião da Infantaria, que lhe foi entregue pelo Gen Ex Carlos Bolivar Goellner, presidente da Legião, pronunciando um lúcido e emocionado discurso onde, como em tantas vezes, fez questão de afirmar que tudo o que era se devia ao Exército e aos inúmeros amigos.
As cerimônias fúnebres ocorrerão no Crematório Metropolitano (Av. Professor Oscar Pereira, 584). O velório terá início hoje (28), às 19h30 horas, na capela ecumênica, amanhã (29), às 10 horas será realizada uma missa de corpo presente. A solenidade de cremação ocorrerá no mesmo local às 11 horas.
Ao dileto ex-aluno e infante de escol, o Velho Casarão da Várzea queda-se num preito de reconhecimento e saudade, prestando-lhe a mais caprichada das continências! Gen Longo{jcomments on}