Espadim de 1969

Espadim 1969

Enfim, a Formatura!

Tu MMM 72

O INESPERADO SILVA PINTO

Comente este artigo!

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A rotina destrambelha o encanto, a monotonia alquebra o entusiasmo - divaga antítese pueril da madrugada e confusão propagadora das delícias, e ocasionais desprazeres, da conduta sem regramentos intensos em que a nossa existência, centrada na razão contra as hostilidades mundanas, capitula ao inusitado. A história da humanidade, de eleitos a pobres mortais, escancara zilhões de imprevistos, fontes de realizações do sublime ao grotesco. Ontem, hoje e sempre.

Johnny Alf, quintessência musical, sapecou pérola rara na letra antológica da irremediavelmente bela Eu e a Brisa: -"... pois talvez, quem sabe, o inesperado faça uma surpresa...". Craque!!! Conciso, ao inspirar tratado suscetível a interpretações variadas despertou-me de letargia para ratificar a genialidade atemporal do Rapaz de Bem e escudar-me em visitas do inesperado históricas perante extremistas MMM da objetividade.

312. Disputas no Império Romano durante a tetrarquia - dois Augustos seniores, do Ocidente e do Oriente, secundados por Césares juniores - conduziram à guerra os imperadores Magêncio e Constantino, que no curso de árdua campanha marcharam os respectivos exércitos para a batalha decisiva na Ponte Mílvio, sobre o rio Tibre, em Roma.  Relatos contam que no dia 27 de outubro, véspera do embate, a visão da Cruz de Cristo nos céus encimando o dístico In Hoc Signo Vinces - neste sinal vencerás - e sonho posterior em que Deus orientava-o a vencer os inimigos, fizeram Constantino ordenar a marcação da Cruz nos escudos de suas tropas, derrotar Magêncio, converter-se à fé cristã e oficializar no Catolicismo a religião do Império.

1926.Primórdios da indústria fonográfica e do jazz, jovem instrumentista de Storyville - agitada zona boêmia de Nova Orleans - grava em estúdio acompanhado do memorável Hot Five. Atacam os acordes de Heebie Jeebies, associado o som instrumental à peculiar rouquidão de Louis Armstrong Satchmo, nome do trompetista-intérprete.  Surpresa! Meio da gravação desaparece a letra aposta à partitura, e para salvar o registro ele encaixa sonoridades desconexas no lugar de palavras. Acabava de ser inventado o scat singing, recurso vocal depois imortalizado no canto jazzístico.    

1953. Seis de janeiro, Manhattan, rola a celebração do aniversário de Lorraine numa casa noturna, marido simpático recepcionando os convidados na entrada. Intencionalmente de folga para homenagear a esposa, Dizzy Gillespie- no auge do bebop com Charlie Parker - lá pelas tantas descobre o próprio trompete amassado por algum desastrado. Sem reclamar ele toca o instrumento, sendo surpreendido pelo ineditismo sonoro da campana inclinada que a partir dali marcaria a persona de Dizzy - falecido quarenta anos depois, em 1993, exatamente num seis de janeiro.                  

2017. Nota de Convocação - Pré-Encontro - AMAN 45 Anos, divulgada nesta semana, sugere prévia programação carioca a critério de interessados. Generosa no incentivo ao turismo incidental de não residentes no Rio, a objetividade cirúrgica da Nota logo atraiu as atenções, inclusive a deste contumaz distraído, que já nos estertores do informativo paralisa na leitura do Grupo Gestor/RJ: Fulano, Beltrano, Sicrano e ... Silva Pinto. Silva Pinto??? Desligado na AMAN, alterego do Pimpim, dedo nervoso? No vaivém de hipóteses aventadas, assoma definitiva certeza: o inesperado rides again.  

 Na visão de Constantino, na gravação de Heebie Jeebie, na amassadura do trompete de Gillespie ou na referência ao intrometido Silva Pinto, transparece o elo comum da visita do inesperado de Alf, mais presente do que se imagina na vida humana.   

Poderia mencionar infindáveis exemplos. Como o do jovem cadete 3M que abduzido por misteriosas forças ocultas - revelação, visão intercósmica, extraterrestre do Membeca? - logo declarada paixão eterna à Rainha migrou com balangandãs e coração, este mais que aqueles, para o panteão cavalariano do ferro e aço, fogo e balaço.   

Como é que pode? Perguntem ao Silva Pinto.

 

Rio de Janeiro, 18 de março de 2017.

Dom Obá III, atento ao Senhor Inesperado

 

Nosso Patrono

Marechal Mascarenhas de Moraes

Login da Turma

Caro integrante da Tu MMM 72 seu usuário: nome de guerra na AMAN e sua senha inicial é nome de guerra + nr de cadete. Efetue Login e altere sua senha:

207 Anos - AMAN

Formandos líderes para o Brasil

Aniversariantes

  • 21  EDUARDO BELMONTE DE ATHAYDE BOHRER
     EDUARDO BELMONTE DE ATHAYDE BOHRER 75
     
    * Daqui a 1 dia!

  • --------------------------------------------

  • 21  JOSÉ LUIS GONÇALVES MENIN
     JOSÉ LUIS GONÇALVES MENIN 76
     
    * Daqui a 1 dia!

  • --------------------------------------------

  • 21  ARCHIAS ALVES DE ALMEIDA NETO
     ARCHIAS ALVES DE ALMEIDA NETO 75
     
    * Daqui a 1 dia!

  • --------------------------------------------

  • 21  ARMANDO FILIPPI CRAVO
     ARMANDO FILIPPI CRAVO 81
     
    * Daqui a 1 dia!

  • --------------------------------------------

  • 21  JOÃO LUIZ CARDOSO SOARES
     JOÃO LUIZ CARDOSO SOARES 77
     
    * Daqui a 1 dia!

  • --------------------------------------------

  • 22  MILTON CARPENA DE BRITO
     MILTON CARPENA DE BRITO 78
     
    * Daqui a 2 dias!

  • --------------------------------------------

Feed de Notícias

Alexandre Garcia

O conhecido e respeitado comentarista político Alexandre Garcia é Voz na Gazeta do Povo. Acesse e leia suas análises exclusivas!

Blogs da Tu MMM 72