SEGUNDA REUNIÃO NACIONAL VIRTUAL DA TURMA MARECHAL MASCARENHAS DE MORAES (AMAN/1972)

Comente este artigo!

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

No dia 17 de julho de 2020, em torno das 15h00min, ou mesmo antes, os veteranos da Turma Marechal Mascarenhas de Moraes, com a experiência da primeira reunião virtual, acionaram seus laptop e celulares para participar da Segunda Reunião Nacional Virtual. A possibilidade de aproveitar cada segundo do evento era um desafio para os veteranos e teste da capacidade em acessar a ferramenta tecnológica ZOOM, disponibilizada para atender a reunião. Participaram do evento os seguintes veteranos: Meirelles, Otto Halwass, Ivan Cosme, Ribeiro Souto, Wankes, Haroldo, Machado, Wilson Patinho, Derré Torres, Cezar, Arakaki, Frisch, Primo, Heitor, Guimba, Gentil Pires, Teixeira, Siquara, Baciuk, Estélio, Carlos Moura, Angonesi, Zega, Da Luz, Assis, Oliveira, Mota, Valtinho, Ribas, Odilon, Auler, Omar, Gomes da Costa, Paulo Grilo, Alvarenga, Ângelo, Archias, Barroso, Bastos, Berard, Caon, Carneiro, Cereigido, Cid, Cobra, Cordeiro, Cordeiro Dias, Fayad, Florêncio, Frazão, Galvão, Guerreiro, Honório, Ivan Piranha, Lobo, Marcos De Bonis, Nogueira, Paca, Paulo Carvalho, Paulo Sérgio, Pimentel, Saint-Clair, Sampaio, Silvano, Simões Júnior, Souza Cruz e Vasco.

Durante mais de três horas diversos assuntos foram tratados e recordações de momentos inesquecíveis trazidos à baila. Cada imagem de veterano, sendo projetada na ferramenta ZOOM, era comemorada como gol na final de campeonato de futebol.

A vibração em ter mais um confrade participando do evento era a certeza de que ele estava em boas condições de saúde e dominando essa máquina infernal que a tecnologia colocou à disposição da humanidade, para permitir a comunicação entre pessoas, em diversos pontos do território nacional e do mundo. Julga-se que o isolamento social para enfrentar a pandemia do COVID 19 foi a mola propulsora que permitiu o Grupo Gestor realizar a reunião virtual. A ferramenta ZOOM encontrava-se disponibilizada a muito tempo.

Entretanto, as reuniões presenciais eram realizadas e benificiava parcela dos privilegiados que escolheram residir nos locais em que o evento era celebrado. Podemos afirmar que houve um toque de democracia e isonomia na oportunidade de rever os irmãos de armas. O sucesso da iniciativa em realizar a reunião virtual é demonstrado em razão do aumento de participantes em cada novo evento. Registro que foi presenciada tentativas de alguns veteranos em aderir a reunião virtual e que não obtiveram êxito em sua empreitada.

O insucesso era lamentado. Mas, os guardiões locais ficaram com a incumbência de manter contato com os confrades que não conseguiram aderir ao evento e trabalhar para que eles possam acessar na próxima reunião. Desistir jamais! Fui!