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Colégios Militares

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O Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB) é composto por doze colégios militares e pela Fundação Osório. Encontra-se sob o controle da Diretoria de Ensino Preparatório e Assistencial, por sua vez subordinada ao Departamento de Educação e Cultura do Exército - DECEX (Antes chamado de Departamento de Ensino e Pesquisa - DEP).

O SCMB é um subsistema de ensino do Exército Brasileiro. Seu objetivo é promover a Educação Básica ( Ensino Fundamental e Médio) no âmbito da Força Terrestre. Seu corpo discente é formado por dependentes de militares do EB, atendidos de forma assistencial regida por regulamento próprio, e por alunos que prestaram concurso público.

O Sistema Colégio Militar do Brasil atende atualmente a cerca de 14.500 alunos de ambos os sexos.

Veja abaixo as idades e escolaridades exigidas para ingresso no Colégio Militar:

Ensino Fundamental:

5ª série ou 6º ano – ter idade entre 10 e 13 anos e possuir a 4ª série do ensino fundamental (ou 5º ano)

6ª série ou 7º ano – ter idade entre 11 e 14 anos e possuir a 5ª série do ensino fundamental (ou 6º ano)

7ª série ou 8º ano – ter idade entre 12 e 15 anos e possuir a 6ª série do ensino fundamental (ou 7º ano)

8ª série ou 9º ano - ter idade entre 13 e 16 anos e possuir a 7ª série do ensino fundamental (ou 8º ano)  {jcomments on}

Ensino Médio:

1º ano – ter idade entre 14 e 18 anos e possuir a 8ª série do ensino fundamental (ou 9º ano)

2º ano – ter idade entre 15 e 19 anos e possuir a 1º série do ensino médio

3º ano – ter idade entre 16 e 20 anos e possuir a 2º série do ensino médio 

Missão

A missão dos Colégios Militares é ministrar o ensino básico, nos níveis Fundamental e Médio. Os pais que optam pelo Colégio Militar para realizar a educação de seus filhos acreditam nos valores que orientam o Colégio e desejam que seus filhos absorvam a cultura, a tradição, o modo de fazer e de agir do Exército Brasileiro num ambiente hierarquizado e disciplinado.       

O sistema de Colégios Militares é composto por doze estabelecimentos, veja relação abaixo:

Cronologia

Objetivos gerais e proposta pedagógica:

* Permitir ao aluno desenvolver atitudes e incorporar valores familiares, sociais e patrióticos que lhe assegurem um futuro de cidadão patriota, cônscio de seus deveres, direitos e responsabilidades, qualquer que seja o campo profissional de sua preferência;

* Propiciar ao aluno a busca e a pesquisa continuadas de informações relativas;

* Desenvolver no aluno a visão crítica dos fenômenos políticos, econômicos, históricos, sociais e científico-tecnológicos, ensinando-os, pois a aprender para a vida e não mais, simplesmente, para fazer provas;

* Preparar o aluno para refletir e compreender os fenômenos e não, meramente, memoriza-los;

* Capacitar o aluno à absorção de pré-requisitos fundamentais ao prosseguimento dos estudos acadêmicos e não de conhecimentos supérfluos que se encerrem em si mesmos;

* Estimular o aluno para a saudável prática de atividade física, buscando o seu desenvolvimento físico e incentivando a prática habitual do esporte;

* Despertar vocações para a carreira militar.


O que o Colégio Militar oferece ao aluno:

* Ambiente sadio e agradável para proporcionar o acesso ao conhecimento sistemático universal, considerando a realidade de sua vida;

* Capacitar o aluno à absorção de conteúdos programáticos qualitativos e de pré-requisitos essenciais ao prosseguimento de seus estudos, com base no domínio da leitura, da escrita e das diversas linguagens utilizadas pelo homem, permitindo-lhe analisar, sintetizar e interpretar dados, fatos e cálculos, para resolver situações e problemas simples ou complexos, valorizando o seu desenvolvimento pessoal;

* Utilizar procedimentos didáticos e técnicas metodológicas que conduzam o aluno a ocupar o centro do processo ensino-aprendizagem e a construir com a mediação do professor, o próprio conhecimento, fruto de abordagens seletivas, contextuais, interdisciplinares, contínuas e progressivas;

* Estimular no aluno o desenvolvimento de atitudes crítico-reflexivas, espírito de investigação, criatividade, iniciativa e respeito às diferenças individuais, conduzindo-os a aprender a aprender e aprender a pensar.